sexta-feira, 20 de janeiro de 2012

Aldeia da Dona festejou o seu Padroeiro

Este ano, os mordomos de Santo Amaro brindaram o povo de Aldeia da Dona, com três dias de festa. A devoção ao santo juntou durante um fim-de-semana prolongado, para além de pessoas de aldeias vizinhas, inúmeros conterrâneos vindos de Lisboa e França


Este ano, as festividades começaram mais cedo. Os mordomos aproveitaram o facto do dia de Santo Amaro acontecer num domingo para antecipar a festa para o sábado à noite. O povo e amigos de Aldeia da Dona tiveram direito a um baile abrilhantado pelo “André Silva” que serviu de aquecimento para os dias seguintes.
No domingo de manhã, a alvorada deu o ponto de partida para um longo dia de animação nas ruas da Aldeia. Às 11h30, assistiu-se à missa celebrada pela Pe. Américo, à qual se seguiu a procissão com o Santo António a abrir a marcha, seguido de perto pelo Santo André e por fim o Santo Amaro. Depois de um almoço tardio, chegou a hora da ressalva, e ao som da música da banda da Malhada Sorda, que também marcou presença na parte religiosa, efectuou-se a despedida aos antigos mordomos e deram-se as boas-vindas aos novos. Ao anoitecer, todos se juntaram outra vez na sede da Associação da localidade, para mais uma noite de baile com a actuação da artista “Joana Reis”.
Na segunda-feira celebrou-se, às 11h30, a missa do Voto, particularidade desta aldeia, como salientou o Pe. Américo, relembrando a já conhecida história da existência desta festa do Voto. Homenagem aos nossos antepassados que pediram protecção num dia de forte tempestade. Também nesse dia houve procissão pelas ruas da aldeia, com o Sr. Pe. levando o Santíssimo Sacramento, protegido pelo pálio. A tarde, foi passada a dar a tradicional “ronda às adegas”. O acordeonista “Ângelo Brás” fez as honras da casa, ou melhor dizendo, de todas as casas onde parava a comitiva. Em todas elas, os proprietários prestaram de bom grado à brincadeira e receberam a todos com a mesa cheia de bolos e outras iguarias, acompanhados, como não podia deixar de ser, de um bom copo de vinho. Ao fim da volta, todos rumaram para a sede da Associação para, ao quentinho, darem mais umas voltas ao som do acordeão para finalizar estes três dias de festas, bem passados, em companhia de familiares e amigos que marcaram presença neste fim-de-semana, para o agrado de todos os presentes.

Para ver mais fotos, clique aqui.
Celda Gonçalves

Magusto 2011 na ACRAD



Para ver mais fotos do Magusto realizado em 2011 na ACRAD, clique aqui.