quarta-feira, 7 de maio de 2014

A Páscoa em Aldeia da Dona

A Associação Cultural e Recreativa de Aldeia da Dona aproveitou este último fim-de-semana prolongado para reunir na sua sede todos os sócios e amigos presentes nesta época – conterrâneos espalhados pelo país e além fronteira e celebrar a Páscoa.

Pelas 16h00 o povo de Aldeia da Dona marcou presença na igreja da localidade para a celebração da tradicional missa e procissão da Páscoa. Finda a parte religiosa, seguiu-se uma tarde de convívio na sede da associação. A hora do lanche tocou e os convivas foram presenteados com o tradicional folar da Páscoa, assim como amêndoas para adoçar o dia. Alguns sócios decidiram jogar às cartas enquanto os mais novos dedicaram-se à tão esperada caça aos ovos de chocolate. A caça foi bem proveitosa e todos tiveram direito a uma mão cheia de chocolates. O recinto da Associação encheu-se de vida e de alegria, com as brincadeiras e as gargalhadas dos mais jovens contagiando todos os presentes, com a boa disposição e a jovialidade que os caracteriza.


Celda Gonçalves

Santo Amaro 2014

Este ano a festa começou logo na noite de 14 de Janeiro e prolongou-se até ao dia 16. O Santo Amaro, Padroeiro de Aldeia da Dona, foi o centro das atenções no dia 15 e a Festa do Voto foi realizada, como sempre, no dia 16.

O povo de Aldeia da Dona juntou-se na sede da Associação Cultural e Recreativa para, na noite de 14 de Janeiro, saborear uma feijoada e dar início às festividades. No dia seguinte, 15 de Janeiro, os foguetes entoaram no céu logo pela manhã. A Banda de Aldeia de João Pires deu uma volta pelas ruas da aldeia para anunciar que o dia era de festa e o Sr. Pe. Américo celebrou, pelas 11h00 a missa em honra de Santo Amaro. Foi relembrado o facto que este Santo é o Patrono da Aldeia e que por isso, esta festa é a principal e mais importante de Aldeia da Dona. Após a missa, seguiu-se a procissão com os andores, devidamente enfeitados, de Nossa Senhora da Saúde, Santo André, Santo António, e Santo Amaro a fechar a marcha. Finda a parte religiosa desse dia, todos rumaram, em família ou entre amigos, para casa, para o almoço. À tarde, a Banda presenteou todos com um concerto na sede da associação, antes de dar iniciou à ressalva. Este ano, como os novos mordomos não estavam presentes, só se fez a visita aos antigos mordomos, onde não faltou “comes e bebes” em cada casa para aquecer os convivas. Á noite o baile prolongou-se até altas horas da madrugada.
No dia 16 de Janeiro, foi a Festa do Voto. Voltaram-se a ouvir os foguetes, sinal que a festa ainda não tinha acabado. Também foi celebrada uma missa às 11h00, pelo Pe. Américo, seguida da procissão, com o Sr. Padre levando o Santíssimo Sacramento, protegido pelo palio. Nessa tarde, os habitantes de Aldeia da Dona, assim como vários amigos de aldeias vizinhas, juntaram-se na sede da Associação para, com a presença de uma acordeonista, dar a famosa “volta às adegas”. Todas as pessoas presentes na aldeia nesse dia abriram a porta de suas casas para receber a comitiva e oferecerem-lhe bolos e outras iguarias assim como umas bebidas. Tudo com muita alegria e boa disposição. Já se aproximava a hora do jantar quando todos chegaram novamente à sede da Associação onde estava posta uma mesa, a última dessa longa tarde, com bolos e bebidas, tudo oferecido pelo grupo de jovens vindos de França que, apesar de não ter casa aberta, fizeram questão de também participar nesta tradição. Para surpresa e satisfação de todos os presentes, uma sopa de cornos, bem quentinha, fechou com chave de ouro essa “volta às adegas”. Todos de barriguinha cheia e com energia redobrada, deram início ao baile, com a acordeonista que deu música aos convivas até noite dentro. Acabando assim mais uma festa de Santo Amaro em Aldeia da Dona.



Celda Gonçalves