segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

Noite de Natal

No passado dia 24 de Dezembro de 2010, na pequena localidade de Aldeia da Dona reuniram-se, logo pela madrugada deste dia de Consoada, alguns conterrâneos voluntários, uns residentes na aldeia e outros vindos de terras distantes, para festejar em harmonia o Natal e darem início aos preparativos para a realização da tão esperada fogueira de Natal.

Pela aldeia ouviu-se, durante todo o dia, o ruído do vaivém dos diversos tractores, gentilmente disponibilizados, chegando carregados de troncos e de todo o tipo de lenha para serem descarregados no Largo da Igreja, onde se edificava já o grandioso Madeiro de Natal. Nesta azáfama que durou o dia todo, a rapaziada conviveu com muita alegria e uniu-se com o grande objectivo de mater a tradição dos pais e avós.
Ao anoitecer, todas as famílias se reuniram e jantaram em Paz e Alegria, nesta noite de Consoada. Por volta das 22h, os sinos do campanário da aldeia começaram a tocar a repique, convidando todas as pessoas da localidade a juntarem-se no largo da igreja para verem o atear da fogueira. Pela noite fora, crianças e adultos continuaram a tocar os sinos com entusiasmo e alegria, anunciando o nascimento do Menino Jesus.
Depois da meia-noite, não faltou o borrego assado, junto da fogueira, acompanhado do pão da região, do saboroso vinho e de muita alegria! No dia de Natal, a população de Aldeia da Dona participou com muita devoção na missa de Natal, seguindo-se a tradição de beijar o Deus Menino. Bem-haja a todos os voluntários que disponibilizaram todo o seu esforço humano e os tractores, tornando possível dar continuidade a esta maravilhosa tradição, que reúne muitas famílias na nossa aldeia, nesta época natalícia.

Rita Leitão

Sem comentários:

Enviar um comentário